O segredo para aprender Inglês apenas escutando música. É possível?

O segredo para aprender Inglês apenas escutando música. É possível?

Uma boa maneira de aprender qualquer conteúdo é se divertir enquanto faz isso. E todos nós concordamos que cantar é uma ótima fonte de divertimento e descontração!



A música é usada em muitas matérias como forma de decorar conteúdos e aprender coisas novas, desde o alfabeto para as crianças até fórmulas de química no Ensino Médio.


Não é diferente com o ensino de línguas! A música sempre foi usada em sala de aula para ajudar os alunos a aprenderem novos vocabulários, expressões e questões gramaticais frequentes, além de auxiliar na compreensão com os listenings.


Quem estuda inglês desde criança ainda deve se lembrar de algumas musiquinhas aprendidas em sala de aula. Veja quais são os benefícios de se aprender através deste método.


Vantagens de aprender cantando


Escutar música para aprender vocabulários e expressões é muito eficiente, porque elas costumam repetir palavras e construções gramaticais muitas vezes – o caso do refrão é um bom exemplo. Quem não aprendeu como se diz "let it be" por conta da música dos Beatles? Essa repetição faz com que o estudante escute muitas vezes a mesma expressão e treine sua compreensão e pronúncia!


Além disso, foi cientificamente comprovado que, quando aprendemos algo com música, a assimilação do conteúdo é maior. A música envolve os dois hemisférios do cérebro, direito e esquerdo, e também mexe com nosso sistema emocional. E a memória emocional é a nossa melhor memória: você pode pedir que seus pais ou avós cantem músicas que eles aprenderam nas aulas de francês, língua ensinada nas escolas até o início dos anos 1970, e eles provavelmente ainda vão se lembrar de clássicos didáticos como Frère Jacque. Porque a música não está associada só ao aprendizado, mas também ao sistema emocional, ao momento em que eles aprenderam.


Mas é possível, então, aprender inglês com música?


Tornar-se seguro no idioma usando apenas esse método seria possível para uma parte muito ínfima da população. Primeiro, porque as músicas escutadas teriam que ser muito bem pesquisadas e escolhidas, para abrangerem todo o vocabulário necessário para se comunicar no novo idioma. Não existem muitas músicas que falem os nomes das frutas ou dos animais fora dos livros didáticos, não é?


Segundo, porque o estudante precisaria ser um excelente autodidata e lidar com os percalços de estudar sozinho. Ele não teria ninguém para tirar suas dúvidas, teria que se organizar para estudar com frequência e mesmo escolher um repertório de músicas com o vocabulário e a dicção ideais para aprender.


Ou seja, música pode ser usada, sim, como um instrumento de aprendizado extraclasse, para consolidar o que foi aprendido ou ganhar mais conhecimento, mas ela sozinha não é o suficiente para se tornar fluente em inglês! Porém, não deixe de escutar músicas, estudá-las e se divertir muito com elas. Você vai aprender novas palavras e expressões, incluir mais da segunda língua em seu dia-a-dia e adquirir mais conhecimento.


Primeiro, procure acompanhar a letra enquanto escuta a música. Quando já tiver decorado, cante bastante! É ótimo para treinar sua pronúncia e aliviar o estresse. Por isso, não deixe de dar um show internacional no chuveiro!


E você, já havia pensando em treinar o seu inglês cantando? Quais músicas você gostaria de saber cantar em inglês? Conte para gente nos comentários!


Forte Abraços e até a próxima!

Carlos Marques Quer falar comigo pelo Whatsapp? Clique aqui! https://bit.ly/2LaE3Ly

30 visualizações

Unidades

Sempre em pontos estratégicos da cidade

Central Atendimento ABC

(11)  4436-3731

Central Atendimento Vitória

(27)  3025-4590

 2019   

Qualify English School

Direitos reservados

Nas redes sociais

  • Facebook Social Icon