Inglês suficiente, Inglês seguro e Inglês influente: é hora de entender a diferença!

Inglês suficiente, Inglês seguro e Inglês influente: é hora de entender a diferença!


Quando alguém começa a procurar um curso de inglês, normalmente pergunta quanto tempo vai demorar até que comece a falar o idioma. Mas o que não se percebe nesse caso é que é necessário ajustar suas expectativas quanto a essa pergunta.


Existem necessidades diferentes, assim como níveis aceitáveis para cada pessoa quando se trata de falar inglês. Você pode estar procurando por um nível de inglês suficiente, fluente ou influente, dependendo de sua situação.


Como diferenciar?


O inglês suficiente ou para sobrevivência

Um casal de aposentados, por exemplo, que quer passar poucas semanas nos Estados Unidos, vai precisar saber inglês para reservar o hotel, pegar um transporte, fazer um pedido em um restaurante.


Um bom curso intensivo, de até 30 horas, dá conta do recado. Esse é o chamado inglês suficiente: alguns erros são cometidos, o entendimento pode não ser completo, mas vai bastar para que, com uma boa conversa colaborativa e alguma mímica, a mensagem seja passada.


Esse também é o nível de inglês necessário pra profissionais que precisam de um pouco de vocabulário técnico em sua área, mas não precisam de inglês fora do trabalho. É o caso, por exemplo, de muitos trabalhadores da área da informática.


O inglês seguro

Outra situação seria a do inglês seguro, ou com segurança. É quando a pessoa pode se comunicar em quase todas as situações, porque consegue sempre arranjar um modo de se fazer entender com seu vocabulário. Seu entendimento de inglês está acima de 90% e ela consegue manter uma boa conversação. Sabe puxar assunto e, provavelmente, sabe pelo menos duas formas de dizer a mesma coisa - "How are you?" e "How do you do?", por exemplo.


Pessoas com esse nível de inglês podem passar em uma entrevista de emprego, caso o empregador não seja muito exigente. O sotaque e a entonação nativa permanecem, mas não dificultam os diálogos.


Para chegar nesse nível, é recomendada uma carga horária de mais de 100 horas, e o tempo necessário vai depender da frequência de aulas. É melhor que o aluno estude uma ou duas horas todos os dias do que quatro horas, uma só vez na semana.


E o inglês influente

Por fim, ainda há o inglês influente, que é o nível para quem não precisa só se comunicar, mas também negociar: fazer apresentações, demonstrações, ter reuniões de boards executivos em empresas multinacionais e outras situações que exijam uma capacidade persuasiva em inglês. O sotaque deve ser pouco, para que não haja desentendimentos e o vocabulário deve ser mais rico, para impressionar pela fluidez e desenvolvimento de raciocínio.


E para que isso seja possível, a pessoa deve ter essas mesmas habilidades em sua língua materna. Para chegar ao inglês influente, o curso deve ter mais de 200 horas, o que pode levar seis meses em um curso de imersão ou cinco anos em um curso convencional.


Então, resta ao aluno saber qual é sua necessidade ou desejo e, a partir de então, descobrir qual curso atende essa necessidade. Procure bem para encontrar um curso que se adeque completamente a você e não perca tempo com o que não vai ser útil no futuro. Não se esqueça de reforçar seu aprendizado em casa sempre para chegar mais rápido ao nível que deseja! Bons estudos!


Você já sabe qual é o nível de inglês que deseja alcançar? Compartilhe com a gente nos comentários!

59 visualizações

Unidades

Sempre em pontos estratégicos da cidade

Central Atendimento ABC

(11)  4436-3731

Central Atendimento Vitória

(27)  3025-4590

 2019   

Qualify English School

Direitos reservados

Nas redes sociais

  • Facebook Social Icon